domingo, 27 de março de 2016

A PASCÓA NA VISÃO ESPÍRITA

O Espiritismo não celebra a Páscoa, mas respeita as manifestações de religiosidade das diversas igrejas cristãs, e também não proíbe que seuadeptos manifestem sua religiosidade.
Páscoa, ou Passagem, simboliza a libertação do povo hebreu da escravidão sofrida durante séculos no Egito, mas no Cristianismo comemora a ressurreição do Cristo, que se deu na Páscoa judaica do ano 33 da nossa era, e celebra a continuidade da vida.
O Espiritismo, embora sendo uma Doutrina Cristã, entende de forma diferente alguns dos ensinamentos das Igrejas Cristãs. Na questão da ressurreição, para nós, espíritas, Jesus apareceu à Maria de Magdala e aos discípulos, com seu corpo ritual‘>espiritual, que chamamos de rito‘>perispírito. Entendemos que não houve uma ressurreição corporal, física. Jesus de Nazaré não precisou derrogar as leis naturais do nosso mundo para firmar o seu conceito de missionário. A sua doutrina de amor e perdão é muito maior que qualquer milagre, até mesmo a ressurreição.
Isto não invalida a Festa da Páscoa se a encararmos no seu simbolismo. A Páscoa Judaica pode ser interpretada como a nossa libertação da ignorância, das mazelas humanas, para o conhecimento, o comportamento ético-moral. A travessia do Mar Vermelho representa as dificuldades para a transformação. A Páscoa Cristã, representa a vitória da vida sobre a morte, do sacrifício pela verdade e pelo amor. Jesus de Nazaré demonstrou que pode-se Executar homens, mas não se consegue matar as grandes idéias renovadoras, os grandes exemplos de amor ao próximo e de valorização da vida.
Como a Páscoa Cristã representa a vitória da vida sobre a morte, queremos deixar firmado o conceito que aprendemos no Espiritismo, que a vida só pode ser definida pelo amor, e o amor pela vida. Foi por isso que Jesus de Nazaré afirmou que veio ao mundo para que tivéssemos vida em abundância, isto é, plena de amor.

Autor

Amilcar Del Chiaro Filho

sábado, 26 de março de 2016

PARTICIPAÇÃO DO CORAL NEOL NO SARAU DE COMEMORAÇÃO DOS 35 ANOS DO CENTRO ESPÍRITA AMOR E CARIDADE NA CIDADE DE OLINDA PERNAMBUCO NO DIA 19 DE MARÇO 2016.








PALESTRA COMEMORATIVA DO 13º ANIVERSÁRIO DO NEOL. 

RENDAMOS GRAÇAS

Em tudo dai graças,porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.
PAULO (I TESSALONICENSES,5:18)

A PEDRA SEGURA.
O ESPINHO PREVINE.
O FEL REMEDEIA.
O FOGO REFUNDE.
O LIXO FERTILIZA.
O TEMPORAL PURIFICA A ATMOSFERA.
O SOFRIMENTO REDIME.
A ENFERMIDADE ADVERTE.
O SACRIFICIO ENRIQUECE A VIDA.
A MORTE RENOVA SEMPRE.
APRENDAMOS,ASSIM, A LOUVAR O SENHOR PELAS BENÇÃOS QUE NOS CONFERE.
BOM É O CALOR QE MODIFICA,BOM É O FRIO QUE CONSERVA.
A ALEGRIA QUE ESTIMULA É IRMÃ DA DOR QUE APERFEIÇOA.
ROGUEMOS À PROVIDENCIA CELESTE SUFICIENTE LUZ PARA QUE NOSSOS OLHOS IDENTIFIQUEM O CELEIRO DA GRAÇA EM QUE NOS ENCONTRAMOS.
É A CEGUEIRA ÍNTIMA QUE NOS FAZ TROPEÇAR EM OBSTÁCULOS,ONDE SÓ EXISTE O FAVOR DIVINO.
E, SOBRETUDO,AO ENUNCIAR UM DESEJO NOBRE,PREPAREMO-NOS A RECOLHER AS LIÇÕES QUE NOS CABE APROVEITAR,A FIM DE REALIZÁ-LO SEGUNDO OS PROPÓSITOS SUPERIORES QUE NOS REGEM OS DESTINOS.
NÃO NOS ESPANTEM DIFICULDADES OU IMPREVISTOS DOLOROSOS.
NEM SEMPRE O SOCORRO DE CIMA SURGE EM FORMA DE MANJAR CELESTE.
COMUMENTE,APARECE NA FEIÇÃO DE RECURSO MENOS DESEJÁVEL.LEMBREMO-NOS, PORÉM,DE QUE O HOMEM SOB O PERIGO DE AFOGAMENTO,NAS ÁGUAS PROFUNDAS QUE COBREM O ABISMO,POR VEZES SÓ CONSEGUE SER SALVO AO PRECO DE RUDES GOLPES.
RENDAMOS GRAÇAS,POIS,POR TODA AS EXPERIÊNCIAS DO CAMINHO EVOLUTIVO,  NA SANTIFICANTE PROCURA DA VONTADE DIVINA,EM JESUS CRISTO, NOSSO SENHOR.


     Do livro Pão Nosso psicografia de Chico Xavier pelo Espírito Emmanuel.


sexta-feira, 25 de março de 2016



CRONOGRAMA DO MÊS DE MARÇO

DIA
DIREÇÃO
EVANGELHO
COMENTÁRIO
TEMA
06
ELIANA
SANDRA
CAP-19/11
ZEMARIO
A FÉ,MÃE DA ESPERANÇA E DA CARIDADE.
13
CÍNTIA
SILVÃNIA CAP-19/12
RAGMAR
A FÉ DIVINA E A FÉ HUMANA.
20
MALÚ
VILMA CAP-20/1
AMÍLCAR
OS TRABALHADORES DA ULTIMA HORA.
27
VICTOR
SANDRA CAP-20/4
GERTRUDES
MEDIUNIDADE